Pesquisar este blog

Devemos lavar as frutas cuidadosamente

Os fruticultores costumam pulverizar suas frutas com inseticidas e fungicidas destinados a impedir a ação de insetos, fungos e outros micro-organismos, que poderiam desvalorizar suas colheitas. Essas substâncias são geralmente produzidas à base de sulfato de cobre, cujos efeitos se mostram suficientemente seguros. Eis a razão por que diversas frutas – uvas, figos, etc. – muitas vezes se nos apresentam polvilhadas de azul ou de verde. São resíduos secos de sulfato. 
Essa substância protege as frutas, mas é venenosa, e mesmo perigosa, para o organismo humano. Um cientista, que fez meticuloso estudo sobre a maturação das frutas, anuncia que em sua opinião esses alimentos podem ser perigosos, quando ingeridos sem serem lavados, porque os fruticultores costumam borrifar as frutas com substâncias venenosas, para matar insetos e vermes, ficando parte dessa substância impregnada na casca. Esse cientista verificou sérias doenças resultantes desses venenos, pelo que adverte todos os consumidores de frutas a que as lavem cuidadosamente, a fim de livrá-las das substâncias venenosas. 
O cuidado de remover da superfície das frutas todo e qualquer resíduo de matérias tóxicas, cabe, logicamente, ao consumidor. Por isso nunca é demais insistir, repetidamente, em que as frutas sejam lavadas uma a uma. Não é bastante deixar correr água sobre elas; é preciso esfregá-las ligeiramente. E isso em qualquer caso, mesmo que não haja sinal de presença de qualquer resíduo de sulfato e seus acompanhantes. É que eles podem estar ocultos em pontos mal visíveis. Em muitos casos não basta lavar as frutas; é preciso descascá-las.