A criança, mesmo e tenra idade, não pode ser alimentada exclusivamente com leite. Embora seja este um rico alimento, faltam-lhe certos elementos nutritivos. E é necessário suprir essa deficiência com produtos do reino vegetal.
Nenhuma mãe deve ignorar a necessidade de dar sucos de frutas ao bebê, mormente ao amamentado à mamadeira. Essa medida visa fornecer ao organismo infantil a preciosa vitamina C, além de outras vitaminas, e, bem assim, os indispensáveis sais. O mamão, o caju, a laranja, a lima, a maçã, o tomate, etc, são ricas fontes de vitamina C. os puericultores e pediatras recomendam o suco de limão ou laranja desde um mês e meio de vida. Na metade do segundo mês de vida, o bebê deve, pois, começar a receber suco de fruta como complemento da sua alimentação natural. A mãe escolherá frutas fáceis de encontrar, dando um tipo de cada vez. Deverá pensar, em primeiro lugar, no limão e na laranja. Começará com 15 g diários e irá aumento a dose gradativamente até 80 ou 100 g.
Lá pelo quarto mês pode-se acrescentar a esse suco o de outras frutas, como, por exemplo, caju ou mamão, que são igualmente, como já dissemos, riquíssimos em vitamina C, e pode-se também dar à criança suco de hortaliça, como cenoura, beterraba, tomate. A vitamina C, também chamada ácido ascórbico, não se acumula no organismo, e, como sua necessidade diária é reduzida (30 mg) para o lactente, é inútil ministrar de uma só vez grandes doses em preparados que se vendem nas farmácias. O certo é ministrar cada dia pequenas doses já contidas, naturalmente, nos sucos de frutas.
As crianças maiores não só bebem o suco, mas também comem a polpa das frutas, pois as suas necessidades são mais variadas. Entre outras coisas, aproveitam, do bagaço, a própria celulose, que estimula os movimentos intestinais. A fim de que garantam um bom aproveitamento nas refeições das crianças, as frutas devem estar bem maduras. Na preparação do suco, devem ser usadas vasilhas de louça, vidro, matéria plástica ou substância inoxidável, esterilizadas. O suco deve ser preparado no mesmo instante em que será servido. Não é bom prepará-lo com antecedência ou guardá-lo para refeições posteriores. De início o suco é dado numa colherinha das de café ou numa mamadeira.
Da laranja e do limão pode-se extrair o suco espremendo-os com a mão ou utilizando um espremedor. Mas para extrair o suco do tomate, da cenoura, da beterraba, etc, é bom ter uma centrífuga ou um liquidificador.
Procede-se assim: lava-se bem o copo do liquidificador. Escalda-se o jogo de aço (as faquinhas). Seca-se muito bem. Cortam-se os tomates em pedaços, no copo. Bate-se bem. Cobre-se uma xícara com gaze bem fina, esterilizada, e côa-se o suco do tomate. De igual maneira se procede com outras hortaliças ou frutas. Com esses sucos o lactente receberá boa dose de vitaminas e sais que o leite não fornece suficientemente.